Por Wesley Madureira
Leia abaixo NA ÍNTEGRA o texto da revista Quatro Rodas no comparativo
entre as picapes médias de nosso mercado e confira por que a VOLKSWAGEN
AMAROK é melhor do que todas as outras!
1º - VOLKSWAGEN AMAROK
Ao
lançar a Amarok, em 2010, sem a opção do câmbio automático, a VW ficou
fora de uma importante fatia do mercado. O deslize está sendo reparado
agora, com ares de quem quer recuperar o tempo perdido. A Amarok chega
com um câmbio automático cheio de recursos.
A caixa tem oito marchas, que o motorista pode usar nos modos
automáticos Drive ou Sport (que realiza trocas em regimes mais elevados)
ou optar pelas mudanças manuais. A primeira é uma marcha reduzida e as
duas últimas são do tipo overdrive, para economizar combustível em
velocidades de cruzeiro. Como a transmissão é integral e permanente, não
é necessário escolher o tipo de tração (4x2, 4x4 e 4x4 reduzida). Se
precisar de força para vencer um obstáculo, é só fixar a primeira marcha
e acelerar. Nas outras situações, basta deixar a picape trabalhar.
A Amarok possui um diferencial central que se encarrega de distribuir
a força entre os eixos, de acordo com a necessidade. No uso normal, a
divisão é na razão de 40% para a frente e 60% para trás. Mas pode chegar
a apenas 80% em um dos eixos, dependendo das condições de aderência.
Ainda assim, o sistema conta com a possibilidade de bloqueio do
diferencial traseiro, o que ajudaria a picape a sair de um atoleiro, por
exemplo.
O sistema de freios tem ABS com EBD e BAS, sistema de controle de
filme de água nos discos RBS e modo de operação Off-Road, específico
para pisos sem pavimentação. Nas descidas, o sistema HDC (Hill Descent
Control) mantém a picape em velocidade sob controle. Nas arrancadas, nas
subidas, o HSA (Hill Start Assist) segura a picape por até 3 segundos,
para dar tempo ao motorista de acelerar sem que o veículo se movimente.
A
bordo também não faltam itens que tornam a vida de todos melhor. A
Amarok é a única com ar condicionado dual-zone, volante com ajuste de
altura e profundidade e tomada 12V na caçamba. Sua suspensão oscila
tanto quanto a da S10, mas as vibrações são mais breves.
Direção, freio e suspensão
Direção direta e suspensão mais firme que a das rivais, mas confortável. Freou bem.
Motor e câmbio
O rendimento do conjunto ficou na média da categoria. A transmissão, por sua vez, é show.
Carroceria
Com design atual e construção sólida, apesar do excesso de plástico no painel.
Vida a bordo
Seu motor é o mais silencioso, o banco traseiro é confortável. Há boa oferta de equipamentos.
Segurança
ESP é opcional, mas a Amarok tem diversos recursos exclusivos.
Seu bolso
Nos primeiros quatro meses de lançamento, o Banco VW oferece seguro por 4.000 reais, 3% do preço da picape.
VEREDICTO
A superioridade da Amarok é notória em tecnologia, dirigibilidade e segurança.
O que você está esperando? Venha HOJE conhecer a nova Volkswagen Amarok Automática na Frivel!
Ligue e Agende o seu BestDrive 22 2525-2566
Nenhum comentário:
Postar um comentário